segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Continuar estudando - O curso Advanced (parte 2): Mergulho Noturno

Caros amigos,

Este é um post para mim muito especial para dividir com vocês. Pois trata-se de um dos mergulhos mais incríveis e tranquilos que eu já fiz em pouco tempo.

O post de hoje é para relatar o meu primeiro mergulho noturno, como parte do check-out do Advanced. E o local não poderia ter sido tão bem escolhido, a Praia de Jaconema, em Ilha Grande - Angra dos Reis/RJ no dia 06 de outubro de 2012.

Meu mergulho de número 18, foi realizado saindo do pier da Pousada Nautilus. Antes deste delicioso passeio realizamos dois mergulhos para o check-out do curso de Naufrágios que fiz, mas isto será um dos próximos posts.

Por volta das 17h comecei o preparo dos equipamentos, troca de pilhas da lanterna, enquanto aguardava o meu instrutor Cesar Gentile retornar dos exercícios com outros alunos, além disso outro grupo nos acompanharia neste empreitada. As condições climáticas estavam sensacionais, ao longo de todo o dia muito sol, temperatura ambiente por volta de 25 graus e na água encontramos 21 graus.

Logo depois do Cesar passar todo o briefing descemos. Eu estava com um cilindro com pressão inicial em 180 bar e final cheguei com 70 bar, lastro com 10kg integrado ao colete asa que comprei do CG e usei pela primeira vez naquele dia. Além disso, lanterna, carretilha, computador, lift e câmera foram outros itens obrigatórios para a descida. Apesar da pouca profundidade, pois chegamos a 10 metros, passeamos por 40 minutos.

O novo colete me atrapalhou um pouco, pois eu ainda estava aprendendo todos os truques de flutuabilidade dele. Mas estive tranquilo ao longo de todo o mergulho. O problema era quando eu tranquilizava a respiração e o colete me jogava pra cima e lá ia eu inclinar o corpo para esvaziá-lo.

Ao longo de todo o trajeto usei bem a lanterna, apesar de que não se comparava ao faixo de luz produzido pela laterna usada pelo Cesar Gentile, porém ajudou muito a eu produzir boas fotos e imagens para o vídeo, que você poderá ver um pouco mais abaixo no post.

Conseguimos ver muitas espécies de peixes, raia, e um polvo que saiu para se alimentar. Um fato curioso foi que ao pararmos para ver um bando de Coiós, ao me apoiar no chão com uma das mãos um chegou a me atacar, creio que imaginou que pudesse ser algum outro predador, mas nada de mal aconteceu, foi um arranhão imperceptível.

Um fato importante deste mergulho foi que eu havia comprado a antena wi-fi para o meu computador Oceanic VT4.1, ajudando muito a melhorar os meus registros e me dar maior segurança nos controle do consumo de gás, profundidade, tempo de mergulho etc.

Quando eu falo sobre o mergulho noturno muitas pessoas me olham com uma cara de reprovação, perguntando se dá para ver algo, eu mesmo pelo que me contavam sempre disse que era um dos melhores mergulhos, pois é neste momento que as espécies saem das tocas e você mais encontra vida marinha. Então, alie isso a paz e tranquilidade lá embaixo!

Enfim, espero que tenham gostado deste novo relato. Em breve falarei um pouco mais sobre o fim do curso Advanced e do check-out de Naufrágio.

Até a próxima!!!


Uma das fotos que eu mais gosto de ter feito. Ilha Grande é repleta de Estrelas-do-mar

A espécie de asas que os Coiós usam para se proteger. O azul neon em volta é lindo.

O bando de Coiós

O polvo que saiu de sua toca

A raia passeando a nossa frente

 
Vídeo que produzi para registrar o 1o mergulho noturno

2 comentários:

  1. Caraca Luisão, que legal! Tá levando super a sério o esporte hein?!

    Por enquanto tô só no check-out... :(

    Continue assim! Boa sorte pra vc!

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Pois é Maikon, quanto mais vc vai estudando e praticando mais vai curtindo. Quando quiser vamos marcar um mergulho.
    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.